FAMELECTRON – Fábrica da Mobilidade Elétrica Lda.

info@famel.pt

(+351) 253 130 093

Avepark, Parque da Ciência e Tecnologia,
Lugar da Gandra, 4805-017 Barco, Portugal

ENVIAR MENSAGEM

PERGUNTAS FREQUENTES

A nova mota elétrica FAMEL E-XF está a ser evoluída do ponto de vista técnico e de design para ir de encontro a requisitos de performance e de homologação. Esta evolução estará disponível em 2023 numa Edição Limitada a 300 unidades para Embaixadores. No segundo trimestre de 2023 será comercializada em série.

A versão equivalente a 50cc pode ser conduzida a partir dos 14 anos com licença especial, 16 anos com Carta AM ou 25 anos com Carta B. A versão equiparada a 125cc pode ser conduzida a partir dos 16 anos com carta A1 ou dos 25 anos com Carta B.
A FAMEL quer não só renascer, mas também elevar o estatuto de algumas empresas fornecedoras nacionais. Mais de 50% dos componentes são fabricados em Portugal e mais de 80% na Europa.
A FAMEL é inteiramente desenvolvida em Portugal, em parceria com algumas empresas nacionais e será montada em Portugal. A FAMEL não irá ter fábrica própria, pois existem empresas portuguesas que atuam na subcontratação da assemblagem de produtos de duas rodas. Estas empresas garantem a qualidade desejada e permitem-nos focar no desenvolvimento.

Os Embaixadores da Marca FAMEL farão parte integrante de todo o processo de desenvolvimento e testes da nova E-XF e irão receber o modelo equivalente a 125cm3. O objetivo é começar as entregas no início de 2023. Os embaixadores irão acompanhar o projeto em workshops e eventos temáticos onde a equipa estará disponível para trocar ideias, para além de receberem também formação específica sobre a nova E-XF.

O preço final estimado** da série será de 4.499€ para a categoria equivalente a 50cc e com autonomia até 70km e de 5.899€** para a categoria equivalente a 125cc e até 120km de autonomia. As entregas estão previstas para o segundo semestre de 2023. De salientar que é um preço estimado e que a FAMEL tem o compromisso de tornar o produto acessível a um maior número de pessoas, mas depende sobretudo de fatores externos. **NOTA: Preço estimado não vinculativo; o preço final será comunicado após definição do produto.
As motas elétricas contêm peças que não exigem muita manutenção. A manutenção resume-se a pneus, pastilhas e óleo dos travões. A E-XF não tem motor a combustão, por isso, não necessitam de trocar o óleo do motor, velas, entre outros componentes de desgaste que são mais propícios à ocorrência de avaria ou falha e que necessitam ser trocados de forma mais frequente numa mota a combustão.
As motas elétricas FAMEL podem ser carregadas numa tomada doméstica de 220V, ou seja, em todas as tomadas normais que tem na sua casa.